Situações contextualizadas e problematizadas sobre probabilidade e eventos aleatórios empolgam alunos em aula de matemát
Professora Andresa A. Meller Popik, 5º Ano. Escola Municipal Engenheiro Cyro Martins.
O projeto teve como objetivos: -Propor situações contextualizadas e problematizadas sobre probabilidade, de modo a realizar análise das chances de um evento acontecer, em um conjunto total de elementos de certo experimento (espaço amostral). Utilizar atividade lúdicas como jogos de dados, e materiais manipulativos como moedas e representações de balas coloridas , para a determinação de espaço amostral e análise de chances de eventos aleatórios. Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas (temáticas como preferência sobre algo, diversidade, meio ambiente etc.) e universo de elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais (listagem, tabelas, desenhos etc.)
Com os alunos em duplas foi iniciado a aula questionando os alunos se já vivenciaram situações de decisão como decidirem quem começa um jogo ou partida usando formas de escolha aleatórias como Cara e Coroa; Par ou ímpar entre outras formas. Foi solicitado aos alunos que explicassem como ocorre a dinâmica da disputa.
Foi entregue para dupla 1 moeda de R$ 1,00 e solicitado que montassem uma planilha em seus cadernos anotando o resultado de cada jogada, foi feito 3 jogadas. Antes que iniciarem foi questionado se eles conseguiriam adiantar de quem seria a vitória, sem lançar as moedas. Assim como observado que todos os jogadores tinham a mesma chance de ganharem.
Além da dinâmica com moedas, foram feitas outras com dados e representações impressas de balas coloridas, nas quais os alunos puderam experienciar práticas utilizando variáveis categóricas, representando de formas diferentes.
A aula foi muito produtiva, todos os alunos participaram ativamente da aula. Foi criado um painel de soluções.
A possibilidade dos alunos vivenciarem os conteúdos de forma prática e com materiais concretos faz com que o aprendizado tenha muito mais significado.
O projeto teve como objetivos: -Propor situações contextualizadas e problematizadas sobre probabilidade, de modo a realizar análise das chances de um evento acontecer, em um conjunto total de elementos de certo experimento (espaço amostral). Utilizar atividade lúdicas como jogos de dados, e materiais manipulativos como moedas e representações de balas coloridas , para a determinação de espaço amostral e análise de chances de eventos aleatórios. Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas (temáticas como preferência sobre algo, diversidade, meio ambiente etc.) e universo de elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais (listagem, tabelas, desenhos etc.)
Com os alunos em duplas foi iniciado a aula questionando os alunos se já vivenciaram situações de decisão como decidirem quem começa um jogo ou partida usando formas de escolha aleatórias como Cara e Coroa; Par ou ímpar entre outras formas. Foi solicitado aos alunos que explicassem como ocorre a dinâmica da disputa.
Foi entregue para dupla 1 moeda de R$ 1,00 e solicitado que montassem uma planilha em seus cadernos anotando o resultado de cada jogada, foi feito 3 jogadas. Antes que iniciarem foi questionado se eles conseguiriam adiantar de quem seria a vitória, sem lançar as moedas. Assim como observado que todos os jogadores tinham a mesma chance de ganharem.
Além da dinâmica com moedas, foram feitas outras com dados e representações impressas de balas coloridas, nas quais os alunos puderam experienciar práticas utilizando variáveis categóricas, representando de formas diferentes.
A aula foi muito produtiva, todos os alunos participaram ativamente da aula. Foi criado um painel de soluções.
A possibilidade dos alunos vivenciarem os conteúdos de forma prática e com materiais concretos faz com que o aprendizado tenha muito mais significado.
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