Chegada dos Portugueses no Brasil – “Descobrimento ou Invasão?”

Professora Andresa A. Meller Popik, 5º Ano. Escola Municipal Cyro Martins.

O projeto teve como objetivos: -Oportunizar conhecimento para os alunos referentes à chegada dos Portugueses no Brasil através de pesquisas, rodas de conversas, vídeos e confecção de cartazes além de outras atividades.

Iniciamos os trabalhos, fazendo uma roda de conversa sobre o que os alunos lembravam e entendiam sobre o tema a ser estudado. Depois assistimos um vídeo com breve explicações e questionamentos. Analisamos textos didáticos, os alunos realizaram pesquisas em suas residências sobre o assunto e sobre como eram as embarcações que foram usadas pelos portugueses.

Foi proposto aos alunos a confecção de representações das embarcações utilizando materiais recicláveis e que tinham em casa. Deveriam usar criatividade para fazer estas embarcações que representavam as Caravelas e Naus.

Em outro momento, a turma foi dividida em grupos para confeccionarem cartazes criativos para representar o que aprenderam e pesquisaram sobre o tema, inclusive com representações da Carta de Pero Vaz de Caminha.

Para complementar o conteúdo, os alunos pintaram e recortaram ilustrações representativas dos continentes , finalizando o conteúdo deste tema em Geografia, assim como desenhos das 3 principais embarcações que faziam parte da frota dos portugueses demonstrando a rota de Portugal até o Brasil. Estas ilustrações foram coladas em balões de ar azul, que simbolizavam o globo terrestre.

Para finalizar a proposta de trabalhos sobre o tema da chegada dos portugueses em nossas terras, foi organizado uma mostra sobre o tema, na qual os alunos apresentaram para familiares e alunos de outras turmas, o conceito aprendido, suas embarcações e cartazes. A apresentação levou aos familiares e demais alunos a refletirem se realmente foi descoberta ou invasão, considerando que quando os portugueses chegaram em nossas terras, já existiam milhares de povos indígenas morando aqui.

O projeto teve como objetivo não somente trabalhar o conteúdo com os alunos, mas oportunizar uma visão crítica do acontecimento além de desenvolverem suas criatividades.

Foi muito satisfatório ver o debate entre eles argumentando o porquê não consideravam descobrimento, o olhar investigativo sobre acontecimentos que antecederam o dia 22 de abril de 1500., uma vez que encontraram informações que havia vestígios de outros povos já terem avistado nossas terras, um exemplo que eles descobriram foi o registro feito pelos chineses, anos antes da chegada dos portugueses, em um mapa onde já constava o desenho do que viria a ser nosso país.















































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