Aula Passeio Recanto São Sebastião

Professora Andresa A. Meller Popik, 5º Ano. Escola Municipal Cyro Martins – Ponta Grossa.

Os alunos do 5º ano participaram de uma aula passeio no Recanto São Sebastiao ( Spamedpet), com o objetivo de reconhecer as características dos seres vivos, bem como a alimentação dos animais. Identificar os predadores, as formas de camuflagem e mimetismo. Reconhecer que o ambiente é formado por componentes vivos e não vivos e perceber a relação que existe entre eles.

Conceituar um ecossistema e conhecê-lo para melhor protegê-lo.

Analisar que, na escolha dos materiais, além das suas propriedades também são consideradas as facilidades e o impacto ambiental na obtenção, na decomposição, no custo e no domínio de tecnologias para transformá-los.

Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida

O local escolhido proporcionou Educação ambiental e animalista: atividades divertidas e conectadas com o que a natureza tem de melhor. Incentivaram a reflexão sobre a importância da natureza selvagem em nossas vidas e é através de um aprendizado prático, com métodos ativos, colocando as crianças como protagonistas do próprio saber e responsáveis pela defesa dos Direitos dos Animais.

Os alunos puderam participar de atividades de exploração: com parques em meio à mata oportunizando expressarem emoções e ao mesmo tempo que brincam, conhecem plantas, insetos, árvores e animais.

Visualizaram atividades na horta: aprendendo a plantar, regar, podar e adubar, e de onde vem os alimentos e como fazer o consumo consciente: noções de sustentabilidade e a importância da alimentação saudável;

No local escolhido, foi possível que a professora utilizasse o espaço como procedimentos didáticos para trabalhar conteúdos como: Consumo consciente: noções de sustentabilidade; Hábitos e comportamentos dos seres vivos; Os diversos tipos de atividades econômicas. Qualidade ambiental. (Problemas ambientais: poluição água, ar, solo); Animais (características, locomoção, alimentação, habitat); As plantas e a fotossíntese; A respiração dos animais; Relações entre os seres vivos; entre outros.

A experiencia foi incrível e emocionante para os alunos, que puderam tocar em alguns animais, inclusive cobras e jabutis, alimentar bezerros e cabras.

Com certeza foi uma manhã de muito aprendizado e emoção.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Girassol

Gêneros textuais - Charge

Todos contra a Dengue